MOTIVAÇÃO

"Chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais."
(Flávio Souza, personal coach).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Maioria dos candidatos tem medo da avaliação durante dinâmica de grupo

     
Ver imagem em tamanho grande
Pesquisa feita pelo Nube apontou que 41,29% dos entrevistados sentem-se temerosos com avaliação
dos recrutadores




Pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Nube, com 2.280 internautas, procurou analisar o maior receio dos candidatos em uma dinâmica em grupo. Para 41,29%, as avaliações dos recrutadores ocupam o primeiro lugar entre os medos dos candidatos a uma vaga de trabalho.“Geralmente você sai do processo seletivo pensando: será que fui bem? Mas nunca sabe se demonstrou exatamente as competências procuradas. As empresas costumam avaliar os candidatos de diversas formas: perfil comportamental, vestimenta, postura, vocabulário e comunicação”, afirma a coordenadora de seleção do Nube, Natalia Caroline Varga.

Segundo ela, a dica é tentar não se preocupar tanto com a forma de avaliação, mas mostrar suas qualidades com sinceridade e respeito aos outros.

Apresentação e grupo

A forma como apresentar as qualificações profissionais durante o processo foi citada por 19,35% dos internautas. Nessa situação, avalia Natalia, o ideal é falar das características positivas sem ser arrogante.

Se o candidato não tiver experiências anteriores, ele deve trazer à tona as atividades executadas, como trabalhos voluntários, participação em empresa junior, esportes coletivos e o aprendizado para a vida.

Outros 17,20% dos entrevistados apontaram a interação nas atividades em grupo como o principal temor no processo seletivo. Na opinião da especialista, o candidato deve participar ativamente das dinâmicas.

No entanto, ele deve ficar atento com as opiniões, para não ser desrespeitoso com ninguém. É importante, durante este processo, mostrar capacidade para trabalhar com mais pessoas.

“Foque no resultado das atividades sem conversar sobre assuntos não relacionados com o exercício. Isso demonstra desinteresse e falta de concentração. Deixe para conhecer melhor seus concorrentes nos intervalos ou ao final da dinâmica”, diz Natalia.

Medos

Outros pontos também foram lembrados na pesquisa. O "quanto eu devo falar em relação aos outros candidatos" correspondeu a 16,63% das respostas. Já a roupa a ser usada no dia da entrevista foi citada por 5,53% dos internautas.

No primeiro caso, a coordenadora de seleção do Nube ressalta a importância de dizer apenas o necessário. Para se preparar, explica, o candidato deve estar por dentro das últimas notícias e dos temas da atualidade. "O ideal é não falar demais nem de menos. Evite ser muito prolixo ou objetivo, isso dificulta a comunicação e sua imagem", aponta.

Já no segundo caso, é bom verificar, logo após a ligação ou o e-mail chamando para o processo seletivo, a facilidade de se conseguir algum traje para ir para a entrevista.

"Caso não tenha, utilize social com cores neutras e combinações no estilo clássico (preto, azul, bege, branco e cinza). Evite decotes, roupas justas ou muito largas, barriga de fora ou calças de cintura baixa", finaliza Natalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário